top of page

VAMOS FALAR SOBRE DIMENSIONAMENTO


A maior dúvida que surge no momento da compra de um aquecedor a gás é: quantos litros deve ter o aquecedor para atender bem as minhas necessidades?

Hoje vamos tentar esclarecer da forma mais simples possível o básico que você precisa saber antes de comprar um aquecedor a gás.


Para começar, é preciso verificar se a sua residência possui as condições mínimas exigidas para a instalação de um aquecedor de água a gás, são elas: 

- O ambiente a ser instalado deve ser maior que 6m² e possuir abertura que permita a passagem do duto para o exterior da edificação, e o mais importante, possuir ventilação permanente;

- A ventilação não deve ser negligenciada, pois os aquecedores a gás utilizam oxigênio do ambiente para alimentar a chama, e, sem a ventilação, pode resultar em uma redução perigosa da taxa de oxigênio no ambiente, e, em casos mais graves, até mesmo o retorno de monóxido de carbono, que é extremamente tóxico, podendo levar à morte;

- Um ponto de água fria, um ponto de água quente e um ponto de gás próximos, com uma distância máxima de 15cm entre eles, podendo estar dispostos lado a lado ou em ponto triângulo, situados a altura mínima de 1 metro do piso;

- Uma tomada elétrica (se for o caso);

- Buraco para saída da chaminé respeitando a NBR 13103.

 

Se a sua residência atende a todos os requisitos acima, vamos então para o dimensionamento do aquecedor a gás.

De uma forma bem simples, a principal pergunta a ser respondida é: quantos banheiros este aquecedor terá que atender? A partir desta resposta começaremos a dimensionar a capacidade do aquecedor.

É importante levar em consideração também, quantos pontos serão utilizados de forma simultânea. A capacidade de vazão de cada ducha também tem que ser pontuada.

Vamos exemplificar:

Se a sua residência possui 2 banheiros, que poderão ser utilizados de forma simultânea, levando em conta que cada ducha deste banheiro tem uma vazão de 10 litros por minuto, já precisaremos de um aquecedor de no mínimo 20 litros.


Se você for aquecer as torneiras também, terá que contar cada torneira e sua respectiva vazão, por exemplo, cada banheiro possui uma torneira de 4 litros por minuto, somando também a torneira da cozinha supondo que seja de mais 4 litros por minuto, teremos então 12 litros por minuto, somados aos 20 da ducha, um aquecedor ideal para este caso será de no mínimo 32 litros por minuto.

 

Este exemplo é uma forma simplificada e muito resumida de dimensionamento, pois são levados em conta, vários outros fatores, como por exemplo a distância do aquecedor até o ponto de consumo, pois quanto mais distante o aquecedor do ponto de consumo, maior a perda de calor no trajeto da água.

 

É importante saber no ato da compra, qual o tipo de gás que será utilizado no funcionamento deste aquecedor, pois cada aquecedor vem de fábrica preparado para Gás Natural (GN) ou Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), que possuem pressões diferentes.


Na AQUECEBEM, nossa equipe está preparada para lhe atender, e verificar qual a melhor opção para sua segurança e comodidade.


Entre em contato com nosso departamento comercial e agende uma vistoria técnica, onde um técnico qualificado irá avaliar o local de instalação, lhe apresentando a melhor solução.


AQUECEBEM Aquecedores

Avenida Brig. Faria Lima, 176

(11) 3095-4478 / (11) 97289-5987 (whats)

 
 
 

Comments


bottom of page